Curiosidades

bowling


O bowling tem uma longa história. Em 1930, um antropologista britânico, Sir Flinders Petrie, descobriu uma sepultura de uma criança egípcia, datada de 5200 a. C., que continha vários objectos semelhantes a bolas e pinos utilizados no bowling.

Este é um jogo simples que pode ser jogado individual, ou colectivamente, e que requer apenas alguma técnica de lançamento. O objectivo consiste em derrubar o maior número de pinos, lançando uma bola (de peso não superior a 7,26 Kg) através de uma pista com cerca de 19 metros de comprimento. Os pinos têm forma de garrafa e são dispostos em triângulo no fim da pista, com o vértice voltado para o lançador. A bola tem três orifícios para ajustar-se confortavelmente aos dedos do jogador. Uma partida é composta por dez jogadas com dois lançamentos cada. Quem conseguir derrubar os dez pinos de uma só vez, obtém um strike.

O bowling sofreu evoluções ao longo da história. Na América, tornou-se um dos jogos mais populares. Em 1841, no estado de Connecticut, as pistas de bowling de nove pinos, como era então jogado, foram proibidas devido ao aumento considerável de apostas. Para tornear essa lei, foi acrescentado mais um pino ao jogo, dando origem o bowling de dez pinos jogado hoje.

A 9 de Setembro de 1895 nasceu o American Bowling Congress, em Nova Iorque, que foi a entidade responsável pela uniformização das regras na indústria do jogo. Para os fãs e curiosos do bowling, abriu em 1984 o International Bowling Museum, em St Louis, Missouri, nos EUA. O museu permite percorrer toda a história deste desporto, desde as suas origens.

http://www.infopedia.pt/$bowling



História do Bowling


O Bowling tem mais de sete mil anos de história. Na Idade Média, era praticado como um exercício de defesa pelos monges cristãos. Aos poucos, a nobreza e os burgueses abastados também começaram a divertir-se com o jogo em festas, casamentos e baptizados, transformando-o numa tradição social.

Mas os indícios do verdadeiro Bowling surgiram no século XII em Inglaterra. Na altura era jogado na relva e o objectivo era colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo. A sua popularidade foi tal, que o Rei Eduardo chegou a proibir a sua prática, pois temia que ele superasse o Arco e a Flecha, desportos com grande importância militar.

Contudo, a versão moderna do Bowling nasceu por volta do século IV ou V na Alemanha. Tinha conotação religiosa, segundo Martinho Lutero (1483-1546), fundador do Protestantismo, esse jogo contribuía para uma vida espiritual mais digna, e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Quando se iniciou a colonização do Novo Mundo, os emigrantes do norte da Europa levaram o jogo com ele e em 1850 o jogo tornou-se tão popular que se inauguraram as primeiras pistas cobertas. Entretanto, o número de pinos subiu para 10 e a disposição dos pinos mudou para a forma triangular.

O jogo ganhou um forte impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois expandiu-se pela Europa. Em 9 de Setembro de 1875, foi organizado o Congresso Americano de Bowling, em Nova Iorque, que serviu para aperfeiçoar as regras. O equipamento de Bowling foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em iguais condições.

Actualmente, em todo o mundo, existem cerca de 250 000 pistas de Bowling e mais de 100 milhões de praticantes em mais de 90 países.

Agora que sabe mais sobre o Bowling, toca a jogar! É fácil. As regras são poucas – ter 10 pinos colocados em forma de triângulo - e o objectivo só um: derrubar o maior número de pinos com uma bola.

in Cátia Pina, http://www.confagri.pt/Ambiente/ObjectosResiduos/doc64.htm